piramide alimentar para emagrecer

A Pirâmide Alimentar é um instrumento que pode ser utilizado como guia para seguir uma dieta balanceada e obter um estilo de vida mais saudável. Esta ferramenta oferece orientações de fácil compreensão para se montar um cardápio equilibrado e demonstra como suprir as necessidades calóricas e nutricionais de modo prático.

Para se obter uma dieta saudável é preciso que a alimentação seja variada, equilibrada e que a ingestão seja moderada. A variedade é indispensável, pois nenhum alimento pode oferecer todos os nutrientes essenciais para o corpo sozinho. A combinação de alimentos é fundamental para se alcançar as recomendações nutricionais.

A partir da variedade e das possibilidades de se combinar diversos alimentos surge o equilíbrio nutricional. Uma vez que o organismo receba os nutrientes sem que haja excesso ou deficiência, obtém-se uma alimentação balanceada. A moderação evita que os excessos ocorram.

cardapio com baixo indice glicemico

A pirâmide alimentar divide os alimentos em quatro grupos diferentes: os energéticos, os reguladores, os construtores e os energéticos extras.

Os alimentos energéticos são à base da alimentação. Pães, massas e alimentos ricos em carboidratos têm como função dar energia para o funcionamento do corpo, fornecendo fibras, que são fundamentais para a boa saúde.

Já os alimentos reguladores são aqueles que apresentam alto teor de vitaminas e minerais, além de também ser fonte de fibras. Nesse grupo estão as verduras, legumes e frutas e, na pirâmide alimentar, localiza-se logo acima dos alimentos energéticos.

Subindo mais um andar da pirâmide alimentar encontramos os alimentos construtores. Este grupo é composto por alimentos ricos em proteínas, como leite, carne e leguminosas. As proteínas são responsáveis pela função construtora de nosso organismo, ou seja, é graças a elas que há formação saudável de hormônios e crescimento de cabelo, por exemplo.

No topo da pirâmide alimentar estão os alimentos energéticos extras. Neste grupo estão as gorduras, óleos e açúcares. Este tipo de alimento deve ser consumido em baixas quantidades, porém não deve ser retirado totalmente da alimentação, uma vez que as gorduras participam da formação de nossas células e hormônios.

Todos os grupos alimentares dispostos na pirâmide alimentar são importantes para abastecer as necessidades básicas do nosso organismo e ajudar na manutenção da saúde. É sempre importante ter um acompanhamento profissional quando o assunto é alimentação, pois cada indivíduo possui uma necessidade diferenciada de energia para seu metabolismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *